sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CESOL promove formação sobre comercialização e rede de economia solidária


Jamily de Carvalho Silva, 22 anos, é integrante do Grupo de Produtoras da ASCOI (Associação Comunitária de Itatiaia) do município de São José do Jacuípe. Assim como a jovem, representantes de 20 empreendimentos que trabalham com produção de beiju, tempero, artesanato, sequilhos, além de beneficiamento de frutas e outros produtos, participaram do seminário promovido pelo Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe nesta terça e quarta-feira (11 e 12), em Pintadas.



O primeiro dia de formação teve como objetivo ampliar a formação sobre as técnicas comerciais no âmbito da economia solidária. A atividade foi dirigida pela coordenadora de vendas da rede de comercialização solidária, Ilma de Sá. 



No dia seguinte, os participantes discutiram as potencialidades e desafios de atuação através de Redes de Economia Solidária. Com a participação do economista e consultor Manoel Bastos, os representantes também debateram aspectos do planejamento estratégico da Cooperativa de Comercialização dos Produtos da Economia Solidária da Bacia do Jacuípe que está em fase de construção. 

"Antes era diferente, agora a gente está construindo uma nova história com a capacitação oferecida pelo Cesol", afirmou Jamily, que participou do evento.



Rede de Economia Solidária - O Centro Público de Economia Solidária em quase dois anos de atuação já prestou assistência a quase 150 empreendimentos solidários na Bacia do Jacuípe. Agora, a partir da discussão com as organizações, a proposta é constituir a rede de economia solidária na perspectiva do desenvolvimento econômico e sustentável do Território. Neste sentido, a formação da cooperativa tem como objetivo articular e organizar uma central de comercialização da economia solidária, sempre focada nos princípios da produção agroecológica, do comércio justo e consumo consciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário