quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CESOL, CODES e Adapta Sertão promovem apresentação e degustação de alimentos da agricultura familiar para inserção na merenda escolar



Na terça-feira 13 de janeiro, o Centro Público de Economia Solidária, o Conselho Regional de Desenvolvimento  Sustentável da Bacia do Jacuípe (CODES) junto a Rede Adapta Sertão em parceria com a Secretaria de Educação de Ipirá, o  CESOL e  o Consórcio Jacuípe realizaram um café da manhã para apresentação e degustação de alimentos da agricultura familiar na cidade de Ipirá.

O principal objetivo da atividade foi sensibilizar gestores, prefeitos, secretários(as), nutricionistas e conselheiros do CAE para ampliar a oferta de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.

Na ocasião foram apresentados diversos produtos do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe e de seu entorno, sendo mais de 30 pratos, como: frutas desidratadas, umbuzada, além de  doces e bolos também foram provados iguarias da culinária nordestina  feitas com as carnes de bode e carneiro.Todos produzidos por associações, cooperativas e grupos informais.


Além de ter proporcionado um espaço de confraternização e troca de experiência entre gestores públicos e os grupos de produção, foi discutido como estes alimentos podem ser inseridos ou melhor aproveitados no cardápio da alimentação escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ou Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O café da manhã também contou com representantes do governo estadual, nutricionistas, presidentes de Conselhos Municipais de Alimentação Escolar  e da deputada Neusa Cadore.

Com informações do site VR 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário