sábado, 11 de abril de 2015

Oficina sobre PAA discute fortalecimento da agricultura familiar e das mulheres


A oficina sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) movimentou a Caravana da Economia Solidária de Nova Fátima neste sábado, 11. A atividade reuniu representantes de empreendimentos da economia solidária do município para discutir estratégias de fortalecimento e acesso ao programa. 





O debate foi facilitado por Neliane Rios e teve uma expressiva presença feminina. O PAA é uma das políticas públicas que tem promovido a autonomia e a cidadania das mulheres, principalmente no campo. Em 2009 elas eram apenas 21% das fornecedoras do programa e hoje já chegam a 50%, sendo que no Nordeste essa marca chega a 60%.


O PAA tem sido um grande aliado do desenvolvimento rural ao possibilitar a compra direta da agricultura familiar, que hoje responde 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. O programa tem como objetivo garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário