sábado, 11 de abril de 2015

PNAE é tema de oficina na Caravana da Economia Solidária

Representantes de empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária participaram de uma oficina do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE realizada nesta sexta-feira, 10, em Nova Fátima, durante a Caravana da Economia Solidária. A atividade foi ministrada por Neliane Rios e teve como objetivo esclarecer dúvidas e mostrar como os grupos podem acessar os recursos do programa e ampliar a renda. O secretário de Agricultura do município, Josélio Jonas, também participou do debate.



A partir da aprovação da Lei nº 11.947, em junho de 2009, e da Resolução FNDE nº 38, em julho de 2009, as escolas das redes públicas de educação básica passaram a usar produtos da agricultura familiar nas refeições oferecidas aos seus alunos. Agora, no mínimo 30% do valor enviado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados obrigatoriamente na aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural com dispensa de licitação. 



O PNAE, além de estimular uma alimentação mais saudável e valorização dos produtos locais, também dinamiza a economia local e amplia a geração de emprego e renda.



A Caravana da Economia Solidária é uma ação do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe que até o mês de junho leva informações e atividades para diversos municipios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário