quarta-feira, 29 de maio de 2013

CESOL Bacia do Jacuípe inicía o trabalho de sensibilização nos Municípios

O Centro Público de Economia Solidária – CESOL da Bacia do Jacuípe iniciou na última segunda feira, dia 06/05, a segunda fase do trabalho de sensibilização nos municípios do Território, que deverá acontecer até junho deste ano. A sensibilização é um momento de troca de saberes entre os empreendimentos e de fortalecimentos da Economia solidária no Território. Este evento é uma ação importante, pois além de ser um espaço de formação, oferece também a oportunidade para que novos empreendimentos conheçam as ações do Centro Público e realizem o seu cadastro.  Helio Alves, coordenador geral do CESOL, informa que o Centro público de Economia solidária é uma ação estruturante que irá contribuir para a consolidação de uma rede territorial de empreendimentos associativos populares.
Sensibilização de Pé de Serra

Neste período, os eventos realizados contaram com a participação dos técnicos do CESOL e dos empreendimentos de  Pé de Serra, Baixa Grande, Nova Fátima, Várzea da Roça e Mairi, Gavião e Quixabeira. Estivam presentes os representantes de associações e cooperativas locais, além do poder público e outros seguimentos da sociedade civil. Para viabilizar a consecução do projeto, a equipe técnica do CESOL anunciou a composição de uma rede de estruturas de apoio ao desenvolvimento e atendimento aos empreendimentos de trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária que participam das ações.
No município de Baixa Grande, o público presente solicitou esclarecimentos sobre as ações do CESOL e apresentou outras demandas como, por exemplo: apoio aos grupos solidários de produção artesanal de derivados do leite que estão sofrendo com a ação da ADAB e ministério público, que vêm intensificando as fiscalizações e causando prejuízos com a apreensão dos produtos. Eles comentam que o modelo de certificação e inspeção sanitária, proposto pelo órgão de fiscalização, não é viável para o modo de produção artesanal praticado tradicionalmente pelos produtores da região. Estavam presentes o Sr. Pedro Lima Neto prefeito de Baixa grande, STR, igrejas, etc.

Sensibilização de Baixa Grande
O CESOL participou da Audiência Pública sobre a estiagem promovido pela FEAM – Federação das Associações de Mairi que aconteceu no dia 10 de Maio na CASA do Nordeste na cidade de Mairi.O evento teve a participação de autoridades e sociedade civil como: O Prefeito de Mairi Raimundo de Almeida Carvalho, Secretário de Agricultura do Estado da Bahia Eduardo Salles, O chefe da EBDA, representantes CERB e do Banco Nordeste, A Dep Estadual Neusa Cadore, O Dep Federal Amaury Teixeira e o Ministro do Desenvolvimento Agrário da Bahia Dr: Welligton Resende. A coordenadora  de Recursos Humanos do CESOL Joilma Reis abordou um pouco do que é o CESOL e de que maneira ele vai trabalhar pela Bacia do Jácuípe nas Cooperativas e Associações.O empreendimento contemplado é: Associação Comunitária do Povoado de Barretos.
Os empreendiementos solidários do municípiio de Quixabeira tem um alto potencial de produção. Diversos grupos  já foram capacitados através de parceiros e iniciativas do poder público local, mesmo assim, muitas delas informaram que passam por muitas dificuldades, principalmente, durante o periodo de estiagem que afetou a região. Além disto, a falta de estrutura e a precariedade dos meios de produção inviabiliza o negócio e fazem com que os grupos desistam da atividade.Sr Antonio, afirma que o CESOL poderá contribuir  muito para o fortalecimentos dos grupos de produção artesanal de quixabeira, e que esse projeto chegou no melhor momento. Os empreendimentos assessorados são: Grupo Produtivo de Mulheres de Baixa Grande e Grupo Produtivo de Derivados do Leite de Cabra – APPJ.
Com uma equipe multidisciplinar de campo, o CESOL é composto por 14 profissionais, sendo 10 de nível superior e 04 de formação técnica, a saber: Advogado, Agrônomo, Contador, Administrador, Jornalista, Designer, Pedagoga, Assistente Social, Fisioterapeuta e Técnicos Agrícolas. Diversos serviços serão ofertados ao empreendimentos são eles, Estudo de viabilidade, Assessoria técnica gerencial, Assessoria para a elaboração de projetos, Assistência técnica socioprodutiva, Assistência técnica específica, Orientação de acesso ao crédito, Assistência técnica em comercialização, Capacitações e Organização de feiras e exposições solidárias.
O primeiro passo é o Estudo de Viabilidade do Empreendimento. Cada técnico observará as necessidades peculiares dos empreendedores e buscará alternativas para o seu crescimento e fortalecimento, tanto na melhoria dos produtos quanto na infraestrutura, apresentando propostas para ampliar o negócio e organizar a produção com um espaço específico para a exposição dos produtos.

Sensibilização de Quixabeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário